top of page

Os Axiomas de Zurique

  Os Axiomas de Zurique tratam de riscos e como administra-los, são regras do "jogo" dos investimentos que circula no meio dos banqueiros suíços, foram idéias formuladas pelos mesmos que os guiavam na hora de tomar decisões de investimentos.

 

  Através deles se torna possível a "administração" dos riscos senão no mínimo o investidor amadurecerá sua forma de interagir com as oportunidades, dando-lhe senso crítico e se a pessoas permitir até mesmo desenvolvendo frieza na tomada de decisões.

   Eu particularmente vou mais além, o conhecimento e a aplicação prática dos Axiomas de Zurique também servem para nossa vida pessoal e profissional. A análise mais detalhada dos mesmos trará amadurecimento pessoal ao indivíduo que os compreender.

A seguir serão listados e resumidos os 12 AXIOMAS DE ZURIQUE, boa leitura.......

   

1 - O RISCO

"Preocupação não é doença mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está se arriscando o bastante."

   "Libertar-se de preocupações pode até ser uma coisa boa, em certos sentidos. Mas qualquer bom especulador suiço lhe dirá que, se o seu principal objetivo na vida é fugir das preocupações, então você nunca deixará de ser pobre.

      E vai morrer de tédio.

      A vida é para ser vivida como uma aventura, não vegetando. E pode-se definir aventura como um episódio no qual se enfrenta algum tipo de risco e se procura superá-lo. Ao enfrentar riscos, a sua reação natural, sadia, será a de entrar num estado de preocupação.

     Preocupações são parte integrante dos grandes prazeres da vida. Casos de amor, por exemplo. Se você teme se comprometer e assumir riscos, jamais se apaixonará. Sua vida será calma como um lago azul, mas quem quer uma vida assim?"

  Mas será que os investidores suíços conseguiriam tanto sucesso dizendo para viver sempre arriscando tudo e sempre "perigosamente"? É o que veremos na análise do axioma menor, que é uma ramificação do primeiro axioma e na análise do segundo axioma:

   

  Esse axioma incentiva ao investidor a assumir riscos com seus ativos, a busca por tranquilidade financeira nunca fará o investidor prosperar, ou seja, é impossível ficar rico com salário ou através de investimentos conservadores tipo caderneta de poupança.

   

 Observe o que Max Gunther, na obra Os Axiomas de Zurique, ED Record escreve sobre essa filosofia de investimentos aplicada inclusive a vida pessoal:

   

1.1 - Só aposte o que valer a pena

  Esse axioma menor trata justamente ao contrário do que a interpretação da leitura inicial do mesmo pode trazer a tona, na verdade esse axioma menor ironiza os dogmas eternos que povoam a mente de todos como: 

"só se deve apostar o que se possa perder"

           !!!!!!!!!!!!!!????????????????

Justamente ao contrário, o que se deve fazer é se apostar o que vale a pena apostar, quem investe pouco recebe pouco em retorno, logicamente tem que se investir com responsabilidade pois as contas do dia a dia não esperam. Tem que se deixar o medo de perder de lado e apostar no sucesso de seu investimento e sempre reaplicando os lucros e tocando em frente nas perdas. Vejamos a seguir um trecho do que Max Gunther fala sobre essa lógica do medo tão enraizada por nós:

   "O que será uma soma "que se possa perder"? A maioria talvez a definisse como "uma soma que, se eu perder, não vai doer". Ou, "uma soma que, se eu perder, não representará diferença significativa no meu bem-estar financeiro".

    Por outras palavras, 1 ou 2 dólares, ou 20 dólares, ou algumas centenas. Essas são as quantias que a maior parte da classe média consideraria "perdível". Em consequência, é com esse tipo de dinheiro que a maioria da classe média especula, se é que o faz.

       Mas, veja bem: se apostar 100 dólares e dobrar o dinheiro, você continua pobre.

       A única maneira de derrotar o sistema é apostando quantias que valham a pena. Claro, isto não significa que deve jogar com somas que, perdidas, levariam você à bancarrota. Afinal de contas, há o aluguel a pagar, as crianças precisam comer. Mas significa, isto sim, que tem de superar o medo de se machucar."

2 - GANÂNCIA

"Realize o lucro sempre cedo demais"

  Esse axioma se concentra em tirar da cabeça do investidor a dor do arrependimento por ter saído "cedo demais" de um investimento lucrativo assim como incentiva a segurar a tentação de querer ganhar sempre mais nas fases de ganhos deixando claro que o pico dos ganhos não são conhecidos e estão a um segundo de ser alcançado mas é uma informação que ninguém tem.

   Abaixo segue transcrições importantes a respeito tiradas diretamente do livro:

   " No contexto do 2o grande Axioma, a ganância significa querer em excesso, querer mais, sempre mais. Significa você querer mais do que queria no começo, ou mais do que seria justo esperar. Significa perder o controle dos seus desejos."

   

   " A esta altura, o que queremos ressaltar é que não se pode saber de antemão quanto vai durar um período de ganhos. Pode durar muito tempo. Mas também pode acabar quando o relógio marcar o próximo segundo."

   

   " Mas, cabeça erguida, anime-se. Para compensar uma ou duas decisões erradas de sair antes do tempo, haverá dúzias de ocasiões em que a decisão terá sido acertada. A longo prazo, controle da ganância dá mais dinheiro."    

3 - ESPERANÇA

"Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o."

Aguarde em construção

bottom of page