top of page

Por que economizar Dinheiro?

     O verbo economizar tem vários significados.  Todos direcionados para um só objetivo, quais sejam: poupar, amealhar, juntar, não gastar, entre outros. Também pode significar uma mudança de mentalidade para o uso consciente de determinadas utilidades, como economizar  energia, água no sentido de preservar o futuro do bem. Na verdade o que se quer é demonstrar que a palavra “economizar”, está não só associada ao uso do  dinheiro, como também, a economia do  gastar menos bens e serviços,  que no fim se transforme em uma monetização.

 

  Os agentes econômicos não economizam ou poupam dinheiro pelo prazer de tê-lo entesourado, guardado em um baú ou depositado em uma instituição financeira, mas sim, para tê-lo no futuro para uma emergência ou seja promove uma postergação  de consumo. Economizar hoje para consumir no futuro. Este é o verdadeiro sentido de economizar poupar, contar com os recursos lá na frente para adquirir os bens e serviços objeto do planejamento. Comprar uma casa, um carro, atender uma emergência de saúde etc. ou eventualmente, constituir uma reserva monetária para suportar uma aposentadoria.

 

   O ato de economizar requer muita disciplina e ânimo, vontade. George S. Classon  em “O Homem mais rico da Babilonia” sugere que qualquer pessoa pode e deve economizar 10% de seu rendimento, não importando o seu valor. Um dos conselhos é dar prioridade a si mesmo na lista dos pagamentos. Mesmo para um pequeno salário o principio deve ser respeitado. Nós nunca damos prioridade a nós mesmo. Sempre tem coisas mais importantes na lista de compromissos.  Pode até parecer uma coisa estranha, mas, é a pura realidade. Faça seu orçamento ou seu fluxo de caixa, observando esse principio: você em primeiro lugar, depois você define a precedência dos pagamentos. A seguir alguns “conselhos” do homem da Babilonia:

1) De cada dez moedas que  ganhar gaste apenas nove;

2) Faça o orçamento de seus gastos para dar conta de suas necessidades, alguns prazeres e mesmo assim poupar 10%;

3) Faça o dinheiro multiplicar ou aplique em atividades que tragam lucro ou rendimentos;

4) Guarde o dinheiro em lugar seguro, onde haja liquidez e que tenha lucro;

5) Seja dono de sua própria casa;

6) Cuide de sua velhice e de sua família fazendo planos de proteção para o  futuro. Faça aquilo que ama e torne-se excepcionalmente bom;

 7) Aumente sua capacidade de ganho cultive seus poderes, estude, torne-se mais experiente e sábio;

8) Lembre-se sempre, economizar, poupar é nada mais, nada menos que  uma postergação de consumo.

TEXTO: JOSÉ CARLOS MONTEIRO​

EX-SUPERINTENDENTE DA BOVESBA

bottom of page